Capoeiristas e FGM juntos no Forte da Capoeira

Encontro dá continuidade ao Projeto Capoeira Viva

A Fundação Gregório de Matos (FGM) promove encontro para dar continuidade ao Projeto Capoeira Viva, o qual será realizado na próxima quarta-feira (28), no Forte do Santo Antônio, das 13:30h às 22h. O projeto tem como objetivo valorizar e promover a capoeira como bem constituinte do patrimônio cultural brasileiro. Segundo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a capoeira é uma área estratégica para as políticas culturais de Salvador, visto que essa é uma das linguagens artísticas que constituem a identidade cultural soteropolitana. “A nossa intenção é reforçar o diálogo com os representantes da área e valorizar essa manifestação que é patrimônio imaterial do Brasil desde 2008”, observou.

As inscrições para participar do evento serão gratuitas e realizadas no local. Serão realizadas oficinas, mesa de discussão e apresentações culturais gratuitas. Entre os convidados, destacam-se o doutorando da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Neuber Leite, o mestre de capoeira Curió, bem como representantes do Ministério da Cultura (Minc), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) e da FGM.

Capoeira Viva – O Projeto Capoeira Viva foi idealizado pelo Ministério da Cultura em 2007 e conta com o patrocínio da Petrobras. A proposta possibilitou ampliar o acesso a recursos financeiros voltados a diferentes modalidades de apoio em projetos inéditos de pesquisas sobre o desenvolvimento da capoeira; centros de referência de capoeira e incentivo a ações relacionadas à capoeira por meio de mídias e suportes digitais, eletrônicos e audiovisuais. Ao todo, foram inscritos 1.286 projetos.

encontro_capoeira_viva_2013