Homenagem ao Rei do futebol

Estátua de Pelé está de volta a Fonte Nova

estatua-pele

Quem foi ao jogo Bahia x Santos na tarde deste domingo (18) e acessou a Arena Fonte Nova pela Ladeira da Fonte das Pedras pôde conferir a entrega da mais antiga escultura em homenagem ao Rei do futebol, Pelé. A obra da artista plástica Lucy Viana Medina volta a fazer parte do equipamento esportivo após ser recuperada pela também artista Márcia Magno, através da parceria entre a  Fundação Gregório de Matos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), num investimento total de R$ 20 mil.De acordo com o secretário da pasta, Guilherme Bellintani, a entrega deste monumento tão importante para o futebol nacional é o ponta-pé inicial para a recuperação de várias outras obras que contam a história da nossa cidade. “Assim como a escultura de Pelé, outros monumentos serão recuperados e entregues a população. É preciso valorizar a nossa cultura e a nossa história”, destacou.

Ainda sobre a obra que reproduz o ex-craque segurando a taça Jules Rimet, que foi reinstalada na área externa do estádio, mas no limite do gradio, Bellintani frisou que a estatua ficará sobre a tutela da Arena. “O ideal é que haja um dia em que ela possa ficar com acesso livre ao público, mas infelizmente isso ainda não é uma realidade", lamentou.  A estátua foi inaugurada originalmente em 1971, mas em 2007 sofreu com a ação de vândalos e teve os braços arrancados.

Para o presidente da FGM, o diretor teatral Fernando Guerreiro, a iniciativa é fundamental dentro da perspectiva de renovação da capital baiana, que tem recebido queixas de moradores e turistas sobre seu péssimo estado de conservação. "Essa é a primeira de muitas e foi escolhida pela importância para a cultura local. O estádio não poderia ficar funcionando sem o Pelé", comemorou.

Estiveram na cerimônia o presidente da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara, o diretor de futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Fernando Schimit e o superintendente Sudesb, o ex-jogador Bobô.