Casa do Benin

Exposição “O Oceano Negro”
exp_oceano_negro_2013

Será realizada de 1° a 30 de agosto de 2013, a exposição “O Oceano Negro” um evento do Instituto Sacatar, com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, que trazem para a Bahia, para a Casa do Benin, Rua Padre Agostinho Gomes, 17 - Pelourinho, Salvador/BA-Brasil a exposição “O Oceano Negro” que reúne trabalhos do artista visual francês William Wilson e que é composta por tapetes de algodão bordados à mão durante sua estada no Benin (que já teve o seu golfo, na costa atlântica da África, conhecido como a “Costa dos Escravos”), ilustrando, em ordem cronológica, a aventura dos povos Africanos nas diásporas européia e americana do século XV até o século XXI. Filho de mãe francesa e pai do Togo-Benin, William Wilson constrói nesta série uma narrativa inteira de sua linhagem Africana, com enfoque no “Atlântico Negro”, em um trabalho que vai muito além do campo da arte.

A exposição já passou pelas cidades Francesas de Saint-Malo, Rouen, Paris, Nantes, Lyon, La Rochelle e Bordeaux, pelas cidades Africanas de Bamako (Mali), Dakar (Senegal), Cotonou (Benin) e Lomé (Togo), além de países como Israel, Suíça, Bélgica, Itália e EUA.

William Adjété Wilson atualmente reside no Instituto Sacatar, situado na ilha de Itaparica, Bahia, Brasil, onde permanecerá de 15 de julho até 09 de setembro de 2013. Durante a sua estada no Sacatar, o artista quer se aprofundar e conhecer mais sobre a herança Africana na Bahia -- religiões, representações, análises sociológicas, etc.

O Instituto Sacatar é uma entidade que mantém seu próprio edital, para seleção de artistas de todo mundo, que ganham a oportunidade de fazer residência artística na Bahia de São Salvador do Brasil (Baía de Todos os Santos), mas precisamente na Ilha de Itaparica com boa hospedagem, bom espaço para trabalho, estrutura para a execução do projeto, e o que é mais importante, com a arte sendo levada a sério. Mais informações (71) 3631-1834 ou  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou acessando www.sacatar.org

Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira.