Comemoração

Museu da Cidade completa 39 anos com programação especial

Em comemoração aos 39 anos de fundação, o Museu da Cidade apresentou, na manhã desta quinta-feira (4), uma edição especial do Projeto "A Literatura de Cordel e o Arrasta-Pé nas Escolas", com o cordelista e repentista Bule Bule. A apresentação reuniu cerca de 40 alunos da Escola Municipal Constança Medeiros que, além de participar do evento, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do museu.

A pedagoga e chefe do museu, Fátima Magalhães, destacou a importância do acervo para a memória cultural da Bahia. "Aqui, nós contamos com um acervo bastante diversificado, capaz de traduzir as diversas fases culturais da Bahia, desde os orixás, passando pela obra de Castro Alves e também pela devoção dos fiéis, na sala dos ex-votos", explicou.

O museu, segundo Magalhães, exerce também um importante papel social, através do incentivo à cultura e aproximação de crianças e jovens, com diferentes tipos de manifestações artísticas. "Essa é a nossa grande responsabilidade. Por isso, nossas portas estão sempre abertas para receber esses estudantes gratuitamente", afirmou.

O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O valor da entrada é R$2, sendo que estudantes das redes municipal e estadual de ensino são isentos da contribuição. "Além disso, toda quarta-feira o museu abre gratuitamente ao público", acrescentou Rosa de Melo, subgerente e museóloga.

Além da apresentação do repentista Bule Bule, a semana comemorativa aos 39 anos do Museu da Cidade contou também com um debate, realizado na quarta-feira (3), onde foram discutidos os temas: "O Museu da Cidade de Salvador e sua Importância no Centro Histórico" e "O Acervo da Pinacoteca do Museu da Cidade de Salvador e sua Importância para a Memória Cultural dos Baianos". Para o debate foram convidados o comerciante Clarindo Silva e o artista plástico Almandrade.

Acervo - Localizado no Largo do Pelourinho, o Museu da Cidade foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1973 e hoje é reconhecido como importante espaço de conservação da memória cultural dos baianos. O espaço, administrado pela Fundação Gregório de Mattos, possui um importante acervo, onde se destacam os temas orixás, Castro Alves, pinacoteca, devoção popular, as bonecas de Waldete Cristina e ex-votos.

Para a professora da Escola Municipal Constança Medeiros, Idione Correa, as atividades no museu contribuem para a formação das crianças. "Aqui, a interação com o cordelista faz com que elas passem a enxergar o museu de outro modo. É uma oportunidade também de associarmos com o conteúdo trabalhado em sala de aula e fazê-las construir o aprendizado de modo crítico", observou.

Clarindo Silva falou sobre a importância do Museu da Cidade, não somente para o Centro Histórico, mas para todo o povo baiano. "Este é um museu que consegue unir diversos elementos em um só lugar, abrigando música, pintura, dramaturgia e vários outros elementos culturais. Esta é uma grande celebração, onde podemos lembrar a importância da preservação de nossa história", resumiu.