Casa do Benin promove curso de pizzas

Como fazer e abrir uma massa, preparar recheios e molhos variados são alguns dos segredos culinários ensinados no Curso de Pizzas, realizado na Casa do Benin, no Pelourinho. Até a próxima sexta-feira (20), 20 alunos de baixa renda participam do workshop que tem duração de 20 horas e é realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No curso, os participantes aprendem a fazer diversos tipos de pizzas doces e salgadas, integral, com bordas recheadas, entre outras variações. Também são orientados sobre procedimentos de higiene e manipulação de alimentos. Todos receberão certificado e estarão aptos a atuar em bares e restaurantes.

De acordo com a subgerente da Casa do Benin, Rosa Mello, a parceria com o Senac já dura cerca de três anos e tem ajudado os alunos a ingressarem no mercado de trabalho. "Nós da Casa do Benin também temos essa preocupação social. O objetivo do curso é capacitar essas pessoas para que elas possam atuar em bares, restaurantes e pizzarias, aumentando a sua renda familiar", explica.

Desempregada há dois meses, Graciana Bispo dos Santos, 30 anos, viu no curso uma oportunidade de trabalho autônomo. Apesar de nunca ter trabalhado no ramo de alimentos, ela aposta em novos projetos. "Estou gostando muito. Vou começar a vender em casa, mas se der certo, quem sabe abro até uma pizzaria. Meu marido sempre quis abrir um negócio. Essa pode ser a oportunidade", contou.

O mesmo objetivo tem Natia Virgínia de Jesus, 38 anos, que está desempregada há nove anos. Atuando no mercado informal de espetinhos e pãezinhos, ela pretende agregar a pizza ao seu cardápio. "Estou achando o curso ótimo. Vai ser mais uma opção de venda para mim", afirma.

A supervisora pedagógica do Senac, Verusca Cerqueira, ressalta ainda que os alunos do curso receberão uma apostila com variadas receitas de molhos e recheios. Eles aprenderão também a elaborar uma ficha técnica para calcular os custos dos preparos e qual o valor ideal de venda do alimento, assim como a escolher os melhores ingredientes, levando em consideração o custo e benefício do produto. Na próxima semana, será iniciada uma nova turma para o Curso de Drinks.