Filmes

Cinema na Praça fez mais de 500 exibições em sete anos

Na noite desta quarta-feira (18), o público de Salvador poderá conferir a comédia “O Homem do Futuro”, filme nacional a ser exibido na Praça Thomé de Souza (Municipal), a partir das 18 horas. A sessão abre a temporada do segundo semestre de 2012 do projeto Cinema na Praça que, nos últimos sete anos, já realizou mais de 500 apresentações gratuitas de filmes para 32 mil espectadores em vários pontos da cidade. Por acontecer em área aberta, a exibição pode ser alterada devido às condições climáticas.

O projeto é coordenado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com apresentação sempre às segundas-feiras, nos bairros, e às quartas, na Praça Thomé de Souza (Praça Municipal). O gerente de Promoção Cultural da FGM, Bernardo Loureiro, explica que o projeto sempre procura levar às ruas filmes que atendam ao gosto de diferentes públicos. Há ainda as ocasiões especiais em que são mostrados os filmes relativos a datas comemorativas. “Há alguns anos, na semana do aniversário de Salvador, exibimos filmes cuja história se passava na cidade”, exemplifica.

Programação - A escolha do filme a ser exibido em determinada localidade resulta da articulação com a comunidade, em parceria com os coordenadores dos Sistemas Integrados de Atendimento Regional da Prefeitura do Salvador (Sigas). “Sempre discutimos com as comunidades quais os principais problemas do lugar e, a partir daí, escolhemos o filme que será exibido”, revela Ricardo Costa, responsável pela programação do projeto.

“Em um bairro onde o principal problema era o tráfico e uso de drogas, passamos o filme ‘Meu nome não é Johnny’. Em outra localidade, onde os moradores estavam buscando se articular para conseguir melhorias para a população, levamos o filme ‘Saneamento Básico’, que trata de tema semelhante”, diz Costa.

Campeões - Alguns filmes sempre acabam atraindo mais espectadores, como o clássico “O Alto da Compadecida” e o campeão de bilheterias “Avatar”. O filme “Rio”, sucesso hollywoodiano do diretor brasileiro Carlos Saldanha, também está entre os mais solicitados.

Para quem imagina que o público atual não gosta de filmes antigos, mudos e em preto e branco, Loureiro destaca o sucesso das obras de Charles Chaplin. “Já levamos O Garoto e Tempos Modernos e o público gostou e riu muito. Foi muito bom”, conta.

Em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado, comemorados neste ano, a equipe do Cinema na Praça pretende fazer exibições especiais de filmes produzidos a partir da obra do escritor baiano. “Essa é uma ideia que ainda estamos tentando viabilizar”, informa Bernardo Loureiro.