2 de Julho é celebrado nas ruas

Milhares de pessoas foram às ruas do Centro de Salvador na manhã desta segunda-feira para acompanhar a festa que celebra a data magna da Bahia - 2 de Julho. Mesmo após 189 anos da vitória dos baianos sobre as tropas portuguesas, o sentimento de patriotismo pôde ser visto em cada esquina, em cada casa, ao longo do trajeto do Largo da Lapinha à Praça Municipal, relembrando o tema dos festejos este ano - "A Força de Um Povo".

A festa é organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Prefeitura de Salvador. São pessoas como o servidor da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Cosme Domingos dos Santos que há 18 anos integra o grupo do Batalhão Quebra-Ferro, responsável por acompanhar os carros do Caboclo e da Cabocla por todo o percurso. "Me convidaram uma vez para participar, vim e acabei gostando, tanto que estou aqui até hoje. É cansativo, mas é gratificante", complementa, ao comentar sobre o percurso. E a devoção à festa contagiou até mesmo à família. "Minha mulher e meus filhos estão me esperando na Praça Municipal", informou, sorrindo.

O orgulho pela colaboração dos baianos pela Independência do Brasil também está presente na casa da aposentada Maria São Pedro Santana, no bairro do Santo Antônio. Há 19 anos, ela decora toda a fachada do sobrado de dois andares com as cores da Bahia e do Brasil. Os sobrinhos mais novos ficam encarregados de representar figuras importantes da Independência na Bahia, como Maria Quitéria, General Labatut e o casal de caboclos, chamando a atenção de todos que passam pelo local. "Nasci em um 2 de julho e me sinto bastante honrada em fazer aniversário em um dia tão nobre, com a passagem da Cabocla pela minha porta. É por isso que decidi, durante esses anos, fazer essa decoração", explicou a aniversariante de 72 anos.

Em pé na porta de casa, ao lado da filha e de conhecidos, a funcionária pública Aldair Nunes acompanhava o cortejo. "Moro aqui (no Barbalho) há dez anos. Sempre que posso, prestigio o desfile", afirmou.