Comemoração

Festejos do 2 de Julho têm vasta programação

Os preparativos para os festejos dos 189 anos da Independência da Bahia (2 de Julho) em Salvador já estão chegando ao fim. Organizada pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a programação começa no próximo sábado (30) e prossegue até o dia 5, com uma série de atrações. O tema deste ano é “189 anos de Liberdade – A Força de Um Povo”.

A mobilização para a festa começou na primeira quinzena de abril e, dentre alguns serviços a serem finalizados, estão a limpeza e manutenção da Praça Dois de Julho (Campo Grande), largos de Pirajá e da Lapinha; restauração dos carros do Caboclo e da Cabocla; pintura do Pavilhão 2 de Julho e reforço na iluminação pública.

De acordo com o gerente de Promoção Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Bernardo Loureiro, a cidade pode aguardar uma grande comemoração para a data. “Com tudo em andamento, estamos chegando à reta final. Serão seis dias de festejos, contando com uma rica programação cultural”, garantiu. Dentre as atrações estão o Encontro de Filarmônicas, feira de livros, recital de poesia e apresentações musicais.

Programação Oficial - 2 de Julho de 2012

2 de Julho: 189 Anos de Liberdade - A Força de um Povo

DIA 30/06/12 (sábado)

Saída do Fogo Simbólico às 07:30h, da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador, conduzido pelos Soldados do Exército e Atletas Baianos.

DIA 01/07 (domingo).

10:00h. - "TE DEUM" na Catedral Basílica, celebrado por Dom Murilo Sebastião Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

15:00h. - Chegada do Fogo Simbólico - Largo de Pirajá

• Acendimento da Pira

• Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia

• Brasil - Exmº. Senhor Prefeito de Salvador, Dr. João Henrique de Barradas Carneiro

• Bahia - Exmº Senhor Prefeito de Simões Filho, Dr. Eduardo Alencar

• Salvador - Exmº. Senhor Secretário Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer Dr. João Carlos Bacelar.

Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, pelos Exmº Senhor. Prefeito da Cidade do Salvador- Dr. João Henrique de Barradas Carneiro.

17:00h. - Encerramento da Solenidade.

DIA 02/07 (segunda-feira)

PROGRAMAÇÃO - TURNO MATUTINO

06:00h. - Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha

08:00h. - Organização do Cortejo Cívico

09:00h. - Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

• Brasil - Exmº Senhor. Governador da Bahia, Dr. Jaques Wagner

• Bahia - Exmº. Senhor Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Dr. Marcelo Nilo.

• Salvador - Exmº. Senhor. Prefeito de Salvador, Dr. João Henrique de Barradas Carneiro.

• IGHBA - Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Professora Consuelo Pondé de Sena

.

• Colocação de Flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut

• Entrega dos Carros Emblemáticos - Discurso da Presidente do IGHBA, Profª. Consuelo Pondé de Sena.

• Recebimento dos Carros Emblemáticos - Discurso Exmº Senhor Prefeito da Cidade do Salvador, Dr. João Henrique de Barradas Carneiro.

• Execução do Hino ao 2 de Julho

Banda de Música da Marinha do Brasil.

09:30h - Início do Cortejo Cívico.

• Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade.

• Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição.

• Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja.

11:30h - Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

DIA 02/07 (segunda-feira)

PROGRAMAÇÃO TURNO VESPERTINO

14:00h. - Organização do Cortejo Cívico.

15:00h. - Homenagem da Câmara Municipal aos Heróis da Independência.

• Pronunciamento do Exmº Presidente da Câmara Municipal de Salvador, Vereador Pedro Godinho.

15:30h - Início do Cortejo Cívico.

16:30h. -Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.

Solenidades previstas:

• Hasteamento das Bandeiras por Autoridades

• Brasil- Exmº Senhor Governador do Estado da Bahia, Dr. Jaques Wagner

• Bahia- Exmº. Senhor Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Dr. Marcelo Nilo.

• Salvador - Exmº Senhor Prefeito da Cidade do Salvador, Dr. João Henrique de Barradas Carneiro.

• Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho, pelas Autoridades presentes.

• Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia

• Acendimento da Pira do Fogo Simbólico, por um atleta, a ser determinado pela FGM.

• Execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.

18:00h - Campo Grande - XXI Encontro de Filarmônicas - Regente Maestro Fred Dantas

DIA 03/07 (terça-feira)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - CAMPO GRANDE

9:30h às 17:00h - Feira de Livros

15:00h. - Recital de Poesia com Marcos Peralta

17:00h. - Show com o grupo Chita Fina

19:30h - Grupo Regional do Choro os Ingênuos

DIA 04/07 (quarta - feira)

9:30h às 17:00h - Feira de Livros

18:00h - Orquestra Brasileira de São Salvador

19:00h - Baile da Independência com a Orquestra Fred Dantas

DIA 05/07 (quinta-feira)

19:00h - Volta dos Carros Emblemáticos, da Cabocla e do Caboclo, ao Pavilhão 2 de Julho na Lapinha, animada pelaOrquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos culturais.