Agenda

Exposições na Casa do Benin e Museu da Cidade são destaques da programação cultural da semana

A semana está repleta de atrações culturais na capital baiana. Entre os destaques da programação apoiada pela Prefeitura de Salvador estão as exposições promovidas pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Na Casa do Benin, no Pelourinho, a mostra Samba de Roda: O Ritmo em Imagens retrata as expressões culturais do Recôncavo Baiano, através da beleza e riqueza do samba de roda.

Realizada pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseb), através da Casa de Samba Santa Cruz, a exposição traz fotografias de Luciana Barreto, capturadas em diversas cidades do Recôncavo. As imagens retratam nomes ilustres do samba de roda, como Nicinha de Santo Amaro, Dona Dalva de Cachoeira e Mestre Zeca Afonso de São Francisco do Conde.

A mostra também apresenta instrumentos utilizados pelos sambadores e sambadeiras como agogô, pandeiros, pratos e a viola machete de 10 cordas, tradicional na região. As peças retratam a vivência dos grupos de samba de roda, tradição baiana registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e reconhecida pela Unesco como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. A mostra acontece até o dia 30 de julho.

Museu - Já o Museu da Cidade, também no Centro Histórico, abriga a exposição Os Santos Juninos, que acontece até o dia 27 de junho. A mostra traz quadros com imagens de São Pedro, São João e Santo Antônio, do artista plástico Ivo Neto. O visitante também pode conferir um altar feito em homenagem a Santo Antônio, da artista plástica Dilma Sentgs.