Independência

FGM realiza Reunião Preparatória para o 2 de Julho

Órgãos municipais e estaduais que compõem a Operação 2 de Julho, além da Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), se reuniram na manhã desta segunda-feira (4), no Espaço Cultural da Barroquinha para, junto à Fundação Gregório de Mattos (FGM) discutir as diretrizes da comemoração pela Independência da Bahia, que neste ano terá como tema, “2 de Julho: 189 anos de liberdade – A força de um povo”.

Detalhes de atos tradicionais, como o “TE DEUM” e a chegada do Fogo Simbólico ao Largo de Pirajá, foram analisados com o intuito de prestar, junto à população, uma justa homenagem aos heróis que lutaram na Bahia pela liberdade do Brasil.

Como explicou a chefe de Gabinete da FGM, Célia dos Humildes, a comemoração do 2 de Julho segue um mesmo roteiro tradicional todos os anos e o papel dos órgãos envolvidos na elaboração da festa é o de trabalhar em conjunto para manter a sua ordem.

Representantes da Transalvador, Casa Civil do Município, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e Polícia Militar, dentre tantas outras instituições, receberam o cronograma da festa – que em Salvador é iniciada no dia 1º de Julho – no qual constam as obrigações de cada setor.

A reunião também foi o momento para que os representantes pudessem sanar quaisquer dúvidas referentes aos seus campos de atuação, para que todos juntos foquem no objetivo comum de realização da maior festa cívica da Bahia.