Seminário comemora 80 anos do Arquivo Histórico Municipal de Salvador

Em comemoração ao 80º aniversário do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) realiza o Seminário “ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SALVADOR: o papel do AHMS no processo de desenvolvimento sócio-cultural-político da cidade”, no dia 18 de abril, das 13h às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Exposição, projeção de filmes, palestras, lançamento do livro “11ª Edição das Atas da Câmara” e apresentação do “Selo de Nominação no Registro Nacional do Brasil de Acervo Documental” formam a programação do Seminário.

Exposição – Com o tema “O Arquivo Histórico Municipal de Salvador”, a montagem seguirá aberta ao público entre os dias 17 e 23 de abril, das 9h às 17h, também no Espaço Cultural da Barroquinha.

Imagens dos documentos de Criação do Arquivo Geral, o “Selo de Nominação no Registro Nacional do Brasil de Acervo Documental”, e o primeiro Regimento do AHMS (1932) são algumas das obras que compõem o acervo da exposição.

Arquivo - Formado por três Fundos - Câmara, Intendência e Prefeitura, desde o período Colonial até a atualidade – o Arquivo está dividido em quatro setores: Permanente (documentação textual); Biblioteca (livros e periódicos); Audiovisuais (fotografias, projetos, cartografia e filmes) e Correntes e Intermediários (orientação sobre gestão documental nas secretarias e órgãos municipais).

O núcleo documental que deu origem ao Arquivo foi acumulado pelo antigo Senado da Câmera, na era Colonial, e pela Câmara Municipal (desde 1624), nos regimes Imperial e Republicano. Esse conjunto representa a memória político-administrativa da cidade, mostrando sua evolução urbana, social e cultural.

Instalado na sede da FGM - Rua Chile, nº 31, térreo, 1º e 5º andares - e aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h, o Arquivo disponibiliza ainda documentos de compra e venda de escravos e decretos administrativos do período pré-abolicionista. Há também um acervo de partituras musicais raras, filmes antológicos realizados em diferentes épocas, fotografias e postais.

Programação do Seminário:

Exposição “O Arquivo Histórico Municipal de Salvador”

13h - Credenciamento

14h - Abertura oficial pelo Sr. Prefeito de Salvador

- Projeção de Filmes do Acervo do AHMS Aspectos físicos e sociais da Cidade Antiga de Salvador

- Homenagem aos Funcionários do AHMS Maria das Candeias de Oliveira Paleógrafa do AHMS

- Palestras:

Prof. Rubens Ribeiro G. da Silva