Aniversário da Cidade

Sexta e sábado com mais atrações culturais pelos 463 anos de Salvador

Salvador completa 463 anos nesta quinta-feira (29), mas a programação cultural em comemoração ao seu aniversário continua até o fim de semana. Para sexta-feira (30) e sábado (31), a Fundação Gregório de Mattos (FGM) oferece diversas atrações, todas com entrada franca.

Sexta, no Espaço Cultural da Barroquinha, às 19h, o público apreciará a black music de Dão e a Caravana Black. Na Casa do Benin, às 16h, o Quiosque receberá a aula espetáculo de Samba de Roda – com apresentação de grupos de Salvador e de cidades do interior – coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edivaldo Bolagy.

Além disso, a exposição fotográfica "Salvador Ontem e Hoje" segue aberta ao público na Casa do Benin, reunindo imagens do Acervo Iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador que retratam a capital baiana nos anos 40 e em 2005, mostrando a sua transformação. Até o dia 13 de abril, na Sala de Exposição Temporária, das 9h às 17h.

No Museu da Cidade, também na sexta, às 10h, no Salão do Museu, a arte-educadora Petinha Barreto contará histórias sobre as lendas de Yemanjá e Oxossi, para alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino. Também no Museu, a exposição “Um Olhar sobre Salvador”, que apresenta telas sobre a capital baiana produzidas por diferentes artistas plásticos do Centro Histórico, segue aberta ao público, das 9h às 17h.

Na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, sexta é o último dia para o público apreciar a exposição fotográfica “Um olhar sobre a Liberdade”, formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias tiradas por crianças moradoras da região. Das 9h às 17h.

E, encerrando a programação, no sábado (31), às 14h, acontece na Casa do Benin, o I Festival de Cantigas de Capoeira. As músicas selecionadas durante o festival farão parte de um CD, que vai registrar e divulgar essa arte milenar.