Semana do Aniversário de Salvador repleta de eventos culturais

Os 463 anos da cidade de Salvador já estão sendo comemorados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Na última semana de março – semana do aniversário – a programação especial será encerrada com diversos eventos, todos com entrada franca.

No dia de fundação da cidade, quinta-feira (29), às 19h, a Praça Thomé de Souza recebe o Sarau do tradicional grupo de choro de Salvador, “Os Ingênuos”, com participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos.

Espaço Cultural da Barroquinha - A música instrumental sobe ao palco do Espaço Cultural da Barroquinha na segunda-feira (26), com a apresentação do Quarteto de Cordas Capa Preta. Terça-feira (27), o Cortejo Afro se apresenta, com a participação da cantora Rita Braz. Na abertura, o espetáculo de dança CARDAN. O samba de roda do grupo Os Vendavais abre a noite de quarta-feira (28), às 18h, que trará também o show de “J. Veloso e Os Cavaleiros de Jorge”.

Na quinta-feira (29), o reggae vai comandar a festa na Barroquinha, com o show da banda Direto ao Ponto e participação especial de Lazzo Matumbi. Encerrando a programação do Espaço, na sexta-feira (30), o público apreciará a black music de Dão e a Caravana Black. Todas as apresentações serão iniciadas às 19h, com exceção da quarta-feira (28).

Casa do Benin – Na Casa do Benin, os eventos acontecem entre 16h e 18h. Na segunda-feira (26), a Oficina de Dança CARDAN se apresenta no Quiosque. Quarta-feira (28) acontece, também no Quiosque, o Encontro de Capoeira e Maculelê, com a Orquestra de Berimbau do Grupo Gangara. Desfile de penteados afro, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul, na quinta-feira (29).

Sexta-feira (30), o Quiosque receberá a aula espetáculo de Samba de Roda – com apresentação de grupos de Salvador e de cidades do interior – coordenada pelo presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Edivaldo Bolagy. E, encerrando a programação, no sábado (31), acontece o I Festival de Cantigas de Capoeira, um pouco mais cedo, às 14h.

Museu da Cidade – No Museu da Cidade, segue aberta ao público até o dia 30, a exposição “Um Olhar sobre Salvador”. Diferentes artistas plásticos do Centro Histórico expõem telas sobre a capital baiana.

Também no dia 30, às 10h, no Salão do Museu, a arte-educadora Petinha Barreto contará histórias sobre as lendas de Yemanjá e Oxossi, para alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino.

Biblioteca – Na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, o público pode apreciar a exposição fotográfica “Um olhar sobre a Liberdade”, formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias tiradas por crianças moradoras da região. Até o dia 30, das 9h às 17h.