Verão

Espaços Culturais da FGM têm vasta programação nos meses de janeiro e fevereiro

Exposições, peças teatrais, shows, documentários, seminários, baile a fantasia e oficinas movimentam a programação cultural nos espaços administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) nos meses de janeiro e fevereiro.

Espaço Cultural da Barroquinha, Casa do Benin, Museu da Cidade e bibliotecas municipais Professor Edgard Santos e Professora Denise Tavares elaboraram uma vasta programação para receber baianos e turistas durante o verão.

Na Barroquinha, além do projeto Santo de Casa, de Mariene de Castro – que segue com mais duas apresentações nos dias 3 e 24 de fevereiro –, o público pode conferir a peça O Dia 14, em cartaz em curta temporada no final de janeiro – de quarta-feira (25) a segunda-feira (30), sempre às 19h.

Em fevereiro, a Exposição “Memória do Carnaval”, elaborada com fotos do acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), sobre os vários carnavais antigos e atuais da capital baiana, pode ser conferida no Espaço, das 9 às 17h.

Museu - O Museu da Cidade, localizado no Pelourinho, preparou vasta programação, incluindo a Exposição Migration – que segue até o dia 28 de fevereiro.

Durante as sextas-feiras de janeiro e fevereiro, artistas plásticos do Centro Histórico de Salvador expõem suas obras a céu aberto, no Largo do Pelourinho, em frente ao Museu da Cidade, das 9h às 17h. É o projeto Exposição Impressionista, coordenado pela chefe do Museu da Cidade, Maria de Fátima Magalhães.

Às terças e quintas de janeiro, às 10h, no auditório do Museu, está sendo exposto um documentário sobre o Bumba Meu Boi, Reisado, Burrinha e Lindro do Amor.

Nos dias 7 e 9 de fevereiro, entre 10 e 12h, o Salão do Museu abrigará a Oficina de Máscaras, comandada pela arte-educadora Cristina Melo, que desenvolverá com grupos da terceira idade o feitio de máscaras de carnaval.

De 6 a 27 de fevereiro, a exposição fotográfica “Carnaval em Salvador e Maragogipe” apresentará, na Sala da Cultura Popular, imagens antigas e figurinos típicos dos carnavais nas duas cidades. De 9 às 17h.

Casa do Benin – Na Casa do Benin o público pode conferir as exposições “Agudás” e “Memória do Carnaval”. A primeira acontece até a próxima terça-feira (31), das 9 às 17h, na Sala de Exposição Temporária e retrata os brasileiros que retornaram ao Benin após a Abolição da Escravatura, com organização do antropólogo Milton Guran. A segunda acontece entre os dias 13 e 29 de fevereiro, também na Sala de Exposição Temporária, das 9 às 17h, e apresenta fotografias do acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, sobre os vários carnavais antigos e atuais da capital baiana.

Bibliotecas – A Biblioteca Municipal Professor Edgard Santos, localizada na Ribeira, no dia 27 de janeiro recebe a comunidade do Centro de Atendimento Psíquico-social (DAPS) para a exibição de filmes de longa-metragem, na Sala de Atividades Sociais, das 9 às 11h30.

Nos dias 1º, 6 e 13 de fevereiro, das 9 às 9h30, a Sala de Atividades Sociais recebe alunos de escolas particulares no projeto “A Biblioteca e o Carnaval”, com exibição de filmes de curta metragem sobre os carnavais antigos em Salvador e oficina de máscaras, fantasias e adereços, comandada pelo artesão Emerson Paulo.

Nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, a Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, realiza o projeto “Contação de História”, com a arte-educadora Rita Pinheiro, que conta histórias da literatura brasileira para as crianças moradoras do bairro, na Sala Infanto-juvenil, das 10 às 12h.

De 6 a 14 de fevereiro, a Sala de Consulta recebe a exposição “Carnaval em Salvador”, formada por imagens do acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, que contam a história do carnaval da capital baiana, a partir da década de 40. Das 9 às 17h.

No dia 8 de fevereiro, às 15h, também na Sala de Consulta, os “Carnavais Antigos em Salvador” serão exibidos em filmes de curta metragem do acervo da Filmoteca do Arquivo Histórico Municipal de Salvador.

Fantasias carnavalescas serão produzidas na Sala de Consulta, no dia 8 de fevereiro. O design e costureiro Edmilson Mattos desenvolverá com jovens moradores da Liberdade a criação e feitio de fantasias com materiais recicláveis. Das 14 às 16h.

No dia 10 de fevereiro, os jovens que participaram da Oficina dançarão ao som de marchinhas carnavalescas, no Baile a Fantasia organizado por Lenildes Pereira, na área aberta da Biblioteca, das 16 às 18h.

Funcionamento – No período do Carnaval (de 16 a 22 de fevereiro) os centros culturais da FGM não irão funcionar. Também nos fins de semana, estão fechados, com exceção do Espaço Cultural da Barroquinha.