Memória afetiva

Exposição no Espaço Cultural da Barroquinha homenageia poeta Ildásio Tavares

Homenagem ao poeta baiano Ildásio Tavares
O poeta baiano Ildásio Tavares será homenageado com uma exposição organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e pela Biblioteca Betty Coelho, na terça-feira (24), no Espaço Cultural da Barroquinha. Com entrada franca, a exposição será aberta às 19h. Livros, poemas, cartazes, fotografias, poetas, atrizes e músicos movimentam o evento, coordenado pelo poeta Douglas Almeida e prestigiado pelo escritor Joaci Góes e pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares, filho de Ildásio.

Recitam seus versos os poetas Adriano Eysen e Marcos Peralta, a atriz Jeane Sánchez e a cantora Rita Bráz. Cid Seixas e Jorge Portugal vão falar sobre a figura do poeta, que foi professor, jornalista, compositor, romancista, ensaísta e deixou uma obra com mais de 40 livros.

O poeta – Natural da Fazenda São Carlos, hoje cidade de Gongogi, na Bahia, Ildásio Tavares nasceu em 25 de janeiro de 1940 e publicou seu primeiro livro em 1968, “Somente um canto – poemas”. Além de poeta, contista e professor, também compôs músicas, algumas delas gravadas por Maria Bethânia, Alcione, Vinícius, Toquinho e Nelson Gonçalves. Teve três filhos – o administrador de empresas Josias Marques, o radialista Ildásio Tavares Jr. e o diretor teatral Gil Vicente.

Mesmo escrevendo versos livres, baladas, odes, Ildásio, na poesia, especializou-se no soneto, do qual era um exímio artesão. Publicou ensaios, romances, contos, peças de teatro. Faleceu em 31 de outubro de 2011.