Presépio Afro-brasileiro celebra Natal na Casa do Benin

Fotos: Inaiá Lua / FGM
 Telas e esculturas representam o Natal Afro da Casa do Benin
Encerrando seu ciclo de ações pedagógicas em 2011, a Casa do Benin – administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) – apresenta o "Natal Afro-brasileiro". Na exposição “Presépios Afro-Brasileiros” – que foi aberta a visitação na quarta-feira (7) – é exibida uma releitura do presépio cristão, composto por personagens que contribuíram para a formação de nossa identidade cultural e étnica e das tradições africanas. A mostra segue até o dia 6 de janeiro, na Sala de Exposições Temporárias, no primeiro andar.

Instalações, maquetes, e telas produzidas com material reciclado, bonecas de pano, garrafa pet e argila, dentre outros instrumentos, compõem a exposição elaborada por artistas plásticos e artesãos de Salvador, com trabalhos desenvolvidos dentro do tema. São eles: Aidê Carvalho, Belinda Neves, Daniel Luz, Denis Sena, Lícia Bastos, Luciano Robatto, Marlene Damião, Mônica Silva e Neide Silva.

A releitura do tradicional presépio, idealizada pelas arte-educadoras Bárbara Rosendo e Régia Ribeiro, tem como objetivo maior transmitir aos estudantes da Rede Municipal de Ensino os valores da cultura afro, com enfoque na lei federal nº 10.639/2006, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Há mais de 50 anos, a artista plástica Lícia Bastos produz telas e esculturas sobre o tema afro, já apresentadas em países como Estados Unidos, Japão e França. Para a exposição na Casa do Benin, ela montou o Presépio de Oxalá, onde este orixá representa Jesus, e Oxalufã e Nanã aparecem como os avós de Oxalá. Em cerâmica, a peça de Lícia é ornada também com palha da costa, renda e flores.

Oficinas – No dia 15 de dezembro, às 14h, também na Casa do Benin, estudantes da Rede Municipal de Ensino participarão de oficinas com os artistas expositores.