Culto Afro

Presidente e Chefe de Gabinete da FGM são homenageadas com Troféu Axé Bahia

Fotos: Inaiá Lua/FGM
 Célia dos Humildes agradece homenagem recebida
A Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab), em comemoração aos seus 65 anos de trabalho em prol da tradição africana no Brasil, realizou, na tarde de quinta-feira (24), no Espaço Cultural da Barroquinha, a entrega do 11º Troféu Axé Bahia, dedicado a filiados à Fenacab, além de autoridades governamentais e não-governamentais que estejam envolvidas com a cultura afro ou trabalhe indiretamente por ela.

Pelos serviços prestados à Fenacab e à cultura afro brasileira, a presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Isa Maria de Souza Silva, e a chefe de Gabinete da Fundação, Célia dos Humildes, foram homenageadas com o Troféu Axé Bahia e a Medalha 24 de Novembro – uma referência ao Dia dos Sacerdotes e Sacerdotisas de Matriz Africana.

Isa agradeceu, colocando-se à disposição da Fenacab, enquanto presidente da FGM. “É meu coração agradecido que fala com vocês. Prometo fazer de tudo pela cultura afro, por reconhecer sua importância para Salvador”. Célia, ao receber sua homenagem, pediu a benção aos mais velhos, deu a benção aos mais novos e pediu licença aos ancestrais. Desejou também, cada vez mais força à Fenacab, para que continue trabalhando pelo desenvolvimento da cultura afro.

Entre os demais homenageados, estavam representantes da Polícia Militar e da sociedade civil, além de sacerdotes e sacerdotisas de matriz africana, com décadas de dedicação ao Candomblé, como a Mãe Zulmira França, que completou 70 anos de iniciação de sua vida religiosa.