Mês das Crianças no Museu da Cidade é encerrado com festa para Bule Bule

O Museu da Cidade, espaço cultural administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), finalizou nesta quinta-feira (27), as comemorações pelo mês das crianças. Durante toda a manhã, alunos da rede municipal de ensino, do Projeto Axé e do Mais Futuro participaram de uma palestra show, proferida pelo ícone da música sertaneja baiana, o cordelista Bule Bule.

Completando mais um ano de vida no último dia 22, o artista foi homenageado com a apresentação das Sambadeiras do Samba Coco e a participação do poeta Edgar Velame, que interpretou o poema de Castro Alves, Navio Negreiro, no início da comemoração.

O artista apresenta há oito meses o projeto "Bule Bule no Museu", com o objetivo de transmitir às crianças a importância da cultura popular. "As crianças precisam conhecer a nossa cultura", lembrou Bule Bule, emocionado com a homenagem que recebeu em seu aniversário. "Este momento de hoje foi uma coroação. Uma honra graúda. É a semana do meu aniversário e é muito bom poder comemorar aqui no Museu".

Nestes encontros, Bule Bule passa para as crianças sua experiência cultural, através da leitura de seus livros e distribuição de seus CDs de Cordel, desenvolvendo nestes alunos a percepção da cultura popular em sua origem.

Além do Museu da Cidade, Bule Bule foi homenageado em São Paulo, no dia 20 de outubro, quando se apresentou no Museu Afro Brasil; e em sua cidade natal, Antonio Cardoso, que instituiu o dia do seu aniversário (22 de outubro) como o Dia do Poeta no Município. As comemorações adentram o mês de novembro, no dia 5, Camaçari recebe o artista com festa no bairro de Piaçaveira.