Recital

NEOJIBA em apresentação única no Espaço Cultural da Barroquinha

No próximo domingo (30), às 19h, o Grupo de Cordas do NEOJIBA se apresenta no Espaço Cultural da Barroquinha – administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Em um recital aberto ao público, o grupo recebe o renomado músico Denis Severin – professor de violoncelo em destacadas escolas de música da Europa, com participação do também professor de violoncelo, Francesco Bartoletti, que leciona no Conservatório de Música de Genebra, e desde 2003 é diretor artístico do Printemps Musical de Chamonix.

Os músicos estão em Salvador por uma semana, acompanhados de um grupo de alunos e professores da Escola Superior de Música de Genebra e da Haute Ecole de Musique de Genebra, para desenvolver atividades com os músicos do NEOJIBA.

No recital, serão executadas as Seis Suites para Violoncelo solo, de Johann Sebastian Bach. As suítes contêm uma grande variedade de recursos técnicos, um vasto leque emocional e algumas das interações e conversas de vozes mais convincentes de Bach. Possuem seis movimentos cada e têm a seguinte estrutura e ordem de movimentos: 1. Prelúdio, 2. Allemande, 3. Courante, 4. Sarabanda, 5. Minuetos e 6. Giga.

Será executado também o Concerto de Brandenburgo N° 3. Um dos concertos mais conhecidos da coleção de seis peças musicais composta por Bach entre 1718 e 1721, o Concerto nº 3 é composto por três movimentos: I) Allegro moderato; II) Adágio e III) Allegro. A instrumentação é composta de três violinos, três violas, três violoncelos e contrabaixo.

NEOJIBA - Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais.

É o primeiro programa governamental brasileiro inspirado pelo El Sistema, na Venezuela, criado há 36 anos e responsável pela criação da estrelas da música clássica como Gustavo Dudamel e a Orquestra Simon Bolívar, que estiveram em junho no Brasil.