Prefeitura Municipal de Salvador

Conferência

Aberta IV Conferência Municipal de Cultura de Salvador

 

 Fotos: Inaiá Lua - FGM
 Presidente da FGM inicia IV Conferência Municipal de Cultura

Com o tema "Planejar é Preciso: diretrizes para consolidação dos Sistemas de Cultura", foi iniciada na noite de segunda-feira (17), a IV Conferência Municipal de Cultura de Salvador, realizada pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

 

A solenidade de abertura, realizada no Espaço Cultural da Barroquinha, foi iniciada com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música do Comando do II Distrito Naval, seguida pela apresentação do ator Dody Só, declamando o poema "Define sua Cidade - 2 Fs"; de Gregório de Mattos.

 

Em seguida foi composta a Mesa Diretora - formada pelo Secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira (representando o Prefeito João Henrique), o Assessor-chefe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliezer Cruz (representando o Secretário João Carlos Bacelar); o Coordenador Geral de Estratégias e Gestão das Ações do Ministério da Cultura (representando o MINC), Marcelo Velloso; o Secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim; o Representante do Ministério da Cultura na Bahia, Carlos Henrique Chenau; o Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Salvador, Vereador Heber Santana; e a Presidente da Fundação Gregório de Mattos, Isa Maria de Souza Silva.

 

A presidente da FGM, Isa Silva, fez um emocionante relato de sua história, extremamente vinculada à cultura - desde a infância no interior baiano -, para demonstrar como reconheceu desde cedo a importância da participação popular nas políticas culturais. "Isso me leva, naturalmente, ao entendimento da Cultura como fator de transformação. Quero dizer com isso que antes de me tornar gestora desta Fundação, que se prepara para discutir nas próximas horas políticas públicas de cultura para o município de Salvador, desempenhei a função de agitadora cultural e por isso, posso entender os percalços, as dificuldades e os anseios dos presentes, a tensão e a expectativa dos resultados deste debate democrático, envolvendo a sociedade civil, passo fundamental para o norteamento, o desenvolvimento e o fortalecimento da nossa cultura".

 

Todas as autoridades que compuseram a Mesa frisaram, em seus discursos, a importância da participação popular como fator preponderante na construção da democracia na cultura. "A realização de conferências como esta é fundamental para a elaboração de políticas públicas. Esperamos que a população seja o mais participativa possível, porque este é um exercício primordial da democracia", enfatizou o Secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim.

 

O Secretário da Reparação, Ailton Ferreira, finalizou o discurso, ressaltando: "Esta Conferência existe para que a gente saia do silêncio. É um espaço convocado pelos governos para ouvir da sociedade os problemas e, juntos, buscar a solução".

 

Nestas terça (18) e quarta-feira (19), a Conferência terá continuidade no Hotel Sol Barra, a partir das 8h, de acordo com a programação abaixo.

 

Programação - IV Conferência Municipal de

Cultura de Salvador

 

 

18/10 - Terça - Local: Hotel Sol Barra

 

8h - Credenciamento.

 

8h30 - Abertura dos Trabalhos:

 

Isa Maria de Souza Silva - Presidente da Fundação Gregório de Mattos

Fala inspiradora

Leitura do Regimento

Apresentação da metodologia

Exibição de vídeo

 

9h30 - Painéis - Desenvolvimento dos Eixos Temáticos nos GT's

Composição da Matriz FOFA

Priorização das propostas

 

01 - Expressões Artísticas

Circo Teatro Dança Música

Literatura

Artes Visuais, Audiovisual

 

02 - Patrimônio e Memória

Arquivo, Museus e Memórias

Arquitetura e Urbanismo

Patrimônio Material e Imaterial

 

03 - Pensamento e Leitura

Livro e Literatura, Biblioteca

Pesquisadores e Estudiosos da Cultura

 

04 - Transversalidade da Cultura

Cultura e Educação

Cultura e Direitos Humanos

Cultura Digital e Comunicação

Cultura e Meio Ambiente

Cultura e Turismo

 

05 - Gestão da Cultura

Gestão de Equipamentos Culturais

Formação e Qualificação em Cultura

Sistemas Municipais e Estadual de Cultura

Desenvolvimento Territorial de Cultura

 

06 - Redes Produtivas e Serviços Criativos

Elos das redes Produtivas

Geração de Emprego e Renda

Serviços Criativos

 

12h às 14h - Intervalo para o almoço

14h - Análise de Projetos

Divisão dos subgrupos por projetos (03 municipais e 01 territorial)

Eleição do representante para leitura das propostas

 

16h - Apresentação e discussão final dos projetos de cada subgrupo para todo o grupo.

 

19/10 - Quarta - Local: Hotel Sol Barra

 

8h - Apresentação do Texto Final da IV Conferência Municipal de Cultura de Salvador

 

10h - Assembleia - Eleição dos Delegados da IV Conferência Municipal de Cultura de Salvador para a Conferência Territorial de Cultura da Bahia

 

12h - Encerramento das atividades da IV Conferência Municipal de Cultura de Salvador.