Crianças terão todo o mês de outubro para brincar no Museu da Cidade

O Museu da Cidade preparou uma programação especial para outubro. Em comemoração ao Dia das Crianças, durante todo o mês diversas atividades serão realizadas, voltadas para alunos de escolas municipais além do público em geral.

Dando início às atividades, na quarta-feira (5), às 10h, acontece a abertura da exposição “Retrospectiva Brincadeiras de Crianças”, do artista plástico Sergio Centurion, que apresenta telas que retratam o universo lúdico infantil. A exposição estará aberta à visitação até o dia 28 de outubro.

Ainda no dia 5, também às 10h, as crianças poderão participar de uma brincadeira lúdica, a Corrida de Saco. Às 14h, será aberta a Oficina de Brinquedos, com o intuito de disseminar entre as crianças a arte de construir seus próprios brinquedos.

Já na sexta-feira (7), às 10h, acontece a Oficina de Fantoches, com a facilitadora Petinha Barreto, que irá sensibilizar as crianças para as possibilidades de reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo, construindo fantoches.

Na semana seguinte, o projeto terá continuidade a partir da quarta-feira (12), Dia das Crianças. Às 14h, acontecerá a sessão de antigas brincadeiras: Amarelinha, Peteca, Pula Corda e Bambolê. A proposta é apresentar às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas, possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento. Já na terça-feira (13), às 10h, acontece a brincadeira do Quebra Pote.

Na sexta-feira (21), às 14h, as crianças participarão do torneio de jogos de memória. Palavra-cruzada, investigação, sete erros, caça palavras, entre outras brincadeiras serão apreciadas por crianças e adolescentes como caminho didático.

Na segunda-feira (24), às 10h, dar-se-á início à última semana de comemorações, com brincadeiras como Ciranda, Cama de Gato, Corrida de Saco, Pião e Bambolê. E, no dia 27 (quinta-feira), às 10h, acontece uma Palestra Show em comemoração ao aniversário do mestre e cordelista Bule Bule, com a participação de alunos do Projeto Axé e do Mais Futuro. Apresentações de capoeira, percussão e Sambadeiras do Samba Coco fazem parte da comemoração, além da participação de dez alunas do Banda das Fitas.