Copa 2014

Contagem Regressiva: Salvador comemora os mil dias para a Copa

Nesta sexta-feira (16), Salvador celebrará com uma programação especial a contagem regressiva dos mil dias que faltam para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Durante o evento, aberto ao público, autoridades, grupos culturais e sociedade civil estarão reunidos para comemorar este importante marco.

A partir das 7h, um dos pontos mágicos de Salvador, o Dique do Tororó, será agraciado com apresentações artísticas, rodas de capoeira, baianas, entre outros ícones da cultura baiana. Em seguida, será acionado um relógio regressivo para a Copa, que ficará em frente à Arena Fonte Nova.

O governador em exercício, Otto Alencar, o prefeito de Salvador, João Henrique, o secretário Estadual da Copa, Ney Campello, o gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Leonel Leal, e o presidente da Fonte Nova Negócios e Participações, Dênio Cidreira, farão um pronunciamento sobre os projetos e ações que estão sendo realizados para receber o Mundial de 2014.

Após as atividades no Dique, por volta das 9h30, os responsáveis pela Copa nos âmbitos estadual e municipal seguem para o Pelourinho, maior cartão postal de Salvador, que também será palco das comemorações dos mil dias. Lá, será firmada uma parceria entre poder público e entidades da sociedade civil, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Associação Baiana de Imprensa (ABI), entre outros. Estão previstas, ainda, apresentações musicais e esportivas no Terreiro de Jesus e em ruas do Centro Histórico.

Programação Cultural – A Fundação Gregório de Mattos (FGM) participa do evento através de apresentações culturais no Pelourinho e no Espaço Cultural da Barroquinha, segundo a programação:

Terreiro de Jesus – Pelourinho (16/09)

• Percussão com 10 integrantes (Tambores e Cores), 10h

12h:

• Concerto de música clássica na Catedral

• Música nas esquinas do Pelourinho

• Cortejo de percussão com 10 integrantes (Tambores e Cores), do Terreiro de Jesus e todo percurso do Pelourinho

Espaço Cultural da Barroquinha (16, 17 e 18/09)

• Apresentação do espetáculo de teatro “Diário do Farol”. Disponibilização de 50 ingressos por dia, que serão trocados por material de higiene para doação aos Abrigos Salvador e D. Pedro (Campanha de doação realizada através da Ouvidoria Geral do Município – OGM).

Casa do Benin (16/09)

• Exposição “Àtilende – O nascimento de um terreiro”, das 9h às 17h.

A celebração dos mil dias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 deverá acontecer em todas as sedes brasileiras. Em Salvador, é uma realização conjunta da Prefeitura de Salvador, através do Ecopa, e do Governo do Estado da Bahia, através da Secopa.

Confira a programação completa.