Casa do Benin tem vasta programação em setembro

A programação cultural da Casa do Benin para o mês de setembro traz exposição, palestras e oficina. Em cartaz desde agosto, a exposição “Àtilende – O nascimento de um terreiro” prosseguirá durante todo o mês (até o dia 30), sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h. A mostra apresenta pinturas de Ed Ribeiro e fotografias de André Fernandes e está aberta ao público.

Na sexta-feira (16), às 14h, será realizada uma palestra sobre a importância cultural do futebol na cidade de Salvador, evento pelo “Marco Zero: 1000 dias - contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014”. Os palestrantes serão o professor de Educação Física Valdenir Guimarães e a fisioterapeuta Lilian Pinto - profissionais atuantes no Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). A palestra, que acontece no auditório da Casa do Benin, será ministrada para 40 estudantes da Escola Municipal Milton Santos, de Valéria.

Primavera nos Museus - Dentro da programação da Primavera nos Museus, a Casa trará, no dia 22 (quinta-feira), às 14h, workshop e oficina contextualizada intitulada: “O Mito e sua contextualização no processo pedagógico”. As arte-educadoras Mel Nascimento e Rose Bárbara apresentarão, na área do quiosque da Casa do Benin, a educadores, coordenadores e arte-educadores esta atividade que visa à interdisciplinaridade pedagógica nos currículos escolares através da utilização das histórias e dos mitos literários.

Cosme e Damião – Para oportunizar aos estudantes o reconhecimento da importância do culto aos santos gêmeos Cosme e Damião na sociedade baiana, acontece, no dia 23 (sexta-feira), às 14h, palestra sobre os ibejis e a sua expressividade nas culturas africanas, fazendo correlação entre o culto aos ibejis e a reverência e louvor aos santos Cosme e Damião.

O evento busca ainda conscientizar sobre as influências africanas na formação cultural da devoção, reveladas principalmente na culinária, através do caruru, como um fator social, lúdico e cultural. Quarenta estudantes da Escola Municipal Malê de Balê participarão da palestra, na área do quiosque da Casa do Benin.