Orquestra Afro Sinfônica em nova apresentação no Espaço Cultural da Barroquinha

Nem Cardoso e Grupo Terrero de Jesus são os convidados do dia 12
A Orquestra Afro Sinfônica segue com sua série de concertos inéditos no Espaço Cultural da Barroquinha. Com 12 apresentações iniciadas em julho e que seguem até dezembro, o projeto trará, sempre às segundas-feiras, artistas convidados de Salvador e do interior da Bahia, em um encontro raro entre a música afro sinfônica e o regionalismo baiano. Nesta segunda (12), a Orquestra recebe o grupo instrumental Terrero de Jesus e o compositor e percussionista Nem Cardoso.

Desde a sua formação, a Orquestra Afro Sinfônica já possui um caráter de inovação a começar pelas composições e arranjos inéditos criados pelo maestro Ubiratan Marques, até a inserção de cantoras como um naipe permanente da Orquestra.

O Espaço - Com a arquitetura e acústica aproveitada da Igreja da Barroquinha, os concertos adquirem uma identidade única e excêntrica. O antigo templo, pela sua história, já apresenta uma unidade entre a cultura afro - representada pelas mulheres negras que frequentavam a igreja no século XVII - e a sonoridade dos tambores dos terreiros instalados na região.

Percebendo essa possibilidade de unir a história à contemporaneidade, o maestro Ubiratan Marques escolheu essa acústica sutil e convidou Mateus Aleluia para ser o diretor artístico dos 12 concertos.

Orquestra Afro Sinfônica Convida

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha - Praça Castro Alves , s/nº - Barroquinha