Nova presidente da FGM toma posse nesta terça-feira (26)

Fotos: Ascom FGM
Isa de Oliveira é nova presidente da Fundação Gregório de Mattos
A escritora Isa Maria de Souza Silva, mais conhecida no meio literário como Isa de Oliveira, toma posse nesta terça-feira (26), como nova presidente da Fundação Gregório de Mattos. A cerimônia acontece às 9h, na sede da FGM, na Rua Chile, nº 31.

Contista e romancista, com vários títulos publicados, e com trânsito fácil no meio cultural de Salvador, onde milita há muitos anos, Isa de Oliveira disse que será um grande desafio gerir a cultura no Município de Salvador, mas afirmou ter recebido muitas manifestações de apoio pelo novo cargo que passa a ocupar. “Para mim, será um grande desafio, mas eu não costumo me acovardar diante das dificuldades, ao contrário, saberei enfrentá-las uma a uma, com humildade e muita coragem”, afirmou.

Nascida na cidade baiana de Taperoá, Isa Maria de Souza Silva (Isa de Oliveira), é considerada uma das mais, senão a mais destacada escritora da região do Baixo Sul da Bahia, tendo trabalhos publicados na coletânea Bahia de Todos em Contos, Volumes I e II; contos e poesias e na Página Cultural do Diário Oficial do Estado. Agraciada com o Prêmio Literário Euclides da Cunha, no concurso promovido pela Universidade do Sudoeste da Bahia, é autora do romance O Caborongo, focado na cultura popular da região do Baixo Sul baiano, onde é ambientado. Graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia, foi secretária do Plenário do Conselho Estadual de Cultura e coordenadora das Câmaras de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais; Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural; Ciências; Letras; e das Comissões Editorial e de Legislação e Normas.

É membro e parecerista do Conselho de Ética em Pesquisa da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (Escola de Medicina e Saúde Pública da Bahia), e membro da Academia de Letras do Recôncavo Baiano, onde ocupa a Cadeira nº 10, cujo patrono é o escritor Arlindo Fragoso.