Artista italiano Maurizio Ferri expõe na Casa do Benin

Fotos: Inaiá Lua

Exposição "A Bahia de todos os nós"
A Casa do Benin, espaço cultural administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), abre, a partir das 19h desta quarta-feira (8), a exposição individual do artista plástico italiano Maurizio Ferri, "A Bahia de todos nós", que utiliza em suas pinturas as técnicas de óleo sobre tela e água forte.

A arte do artista, que já expôs no Rio e em São Paulo, sofreu influências marcantes do escritor baiano Jorge Amado, mais um forte motivo para expor na capital baiana. De acordo com Ferri, essa identificação com a cultura brasileira é o que o levou a retratar o cotidiano popular e a esperança do povo brasileiro.

Radicado no Brasil desde 2000, Ferri conheceu um dos grandes mestres da pintura baiana – Carybé, de quem sofreu influências ao retratar o cotidiano brasileiro. Temas sociais e miscigenação se misturam na composição de suas telas, que refletem a cor e luz em tons fortes e vibrantes, que retratam os pescadores, a baiana, a mulata, o candomblé, dentre outros.

O artista plástico italiano, que tem formação pelo Instituto d´Arte – Academia de Belas artes de Veneza, na Itália, vem realizando exposições individuais nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a exemplo das cidades do Rio, no Morro da Urca, em Paraty, Búzios, Nova Friburgo e Campos do Jordão, cidade paulista.

A mostra se estende até o final de julho, na Casa do Benin (Rua Padre Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho, telefone: 3241-5679), de segunda à sexta, das 9h às 17h.

O que: Exposição Maurizio Ferri - "A Bahia de todos nós"

Quando: 08/06 a 30/07/2011 - de segunda a sexta

Local: Casa do Benin