Diversidade cultural da Lavagem de Itapuã documentada em vídeo da Fundação Gregório de Mattos

As cenas serão registradas durante a edição 2011 da festa, que acontece no dia 24 de fevereiro (quinta-feira)

Em uma iniciativa inédita, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) produzirá um vídeo-documentário sobre a tradicional Lavagem de Itapuã. Com cenas registradas durante a edição 2011 da festa - que completa 106 anos e acontece no dia 24 de fevereiro (quinta-feira) – a diversidade cultural da comemoração será retratada pelo filme, que será entregue aos moradores.

Finalizado o documentário, a FGM, através do Projeto Cinema na Praça, realizará também a exibição em praça pública, para que moradores, baianos e turistas que frequentam a famosa localidade conheçam e sintam-se orgulhosos da importância histórica e cultural de uma das mais tradicionais festas de largo que acontecem em Salvador, antecipando o Carnaval.

Para o membro da comissão organizadora da Lavagem, Ives Quaglia, o vídeo produzido pela FGM será um registro importante da festa. “O vídeo, além de registrar esta que é uma das festas de largo mais tradicionais de Salvador, brinda a interface entre a comunidade e o poder público, através da FGM, que é a instituição cultural oficial da cidade”.

ASCOM/FGM

17/02/2011