Prefeito entrega estátua de Castro Alves recuperada

A obra foi executada em dois meses - de agosto a setembro de 2010

A estátua do poeta Castro Alves, devidamente recuperada, será entregue oficialmente à população soteropolitana pelo prefeito João Henrique e o professor Carlos Ribeiro Soares, secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e presidente da Fundação Gregório de Mattos, nesta quarta-feira, às 9h30.

Foram investidos R$ 36 mil na restauração do granito e do bronze que revestem o monumento e na restituição da mão de um escravo que faz parte da obra do escultor italiano Pasquale de Chirico. O trabalho de recuperação foi iniciado em agosto e concluído no final de setembro, sob a orientação da Gerência de Sítios Históricos da FGM.

A recuperação da iluminação cênica ficou a cargo da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), enquanto que as superintendências de Meio Ambiente (SMA) e de Conservação e Obras Públicas (Sucop) se ocuparam do novo paisagismo do entorno da estátua, um dos mais belos e conhecidos símbolos da capital baiana.

FGM/ASCOM

05.10.10