Começam os preparativos do desfile do Dois de Julho

Trinta e cinco dias antes da celebração dos 187 anos da independência da Bahia, representantes de vários órgãos da prefeitura, Casa Civil e das Forças Armadas, se reuniram na manhã de ontem, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador, para tratar do planejamento do tradicional desfile do Dois de Julho. O encontro foi conduzido pelo  Secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Ribeiro Soares, presidente em exercício da Fundação Gregório de Mattos, que considerou a reunião das partes envolvidas com a festa cívica de “bastante produtiva. Tudo está sendo providenciado para que a gente possa oferecer pra população um desfile muito bonito como a capital e a Bahia merecem”, declarou na oportunidade.

Conforme o Secretário Carlos Soares, o objetivo da reunião foi “chamarmos todos os órgãos do estado e do município, para que estejam engajados neste cortejo do desfile do Dois de Julho, que é um marco histórico não só pra a Bahia como para todo o Brasil”. Durante o encontro, Célia dos Humildes, chefe de gabinete da Fundação Gregório de Mattos, responsável pela produção e execução da programação oficial, fez uma explanação sobre o evento.
 “Com a experiência que temos na organização de cortejos passados, não tenho dúvida que mais uma vez a cidade aplaudirá com muito orgulho o desfile deste ano. Estamos trabalhando  com todos os órgãos e entidades envolvidas no desfile, que a população aguarda  com muita ansiedade e entusiasmo”, disse Célia dos Humildes.
 Durante o encontro, o representante do Exército, Capitão Sampaio, comunicou que a chegada da ala esquerda do Exército pacificador, este ano será motivo de uma encenação a caráter. “Vamos dar uma grande ênfase ao fato histórico. Em 2009 foi feita esta introdução, porém dentro do Forte de São Pedro. Desta vez queremos levar o evento pra rua, pro meio do povo. No momento que estiver passando o cortejo, nosso Exército Pacificador, estará lá”, adiantou.
  “A intenção da Marinha é continuar participando dos festejos do Dois de Julho seguindo o roteiro que deu certo e a gente repete”, comentou o Capitão de Corveta Celso, do Segundo Distrito Naval. A programação oficial dos festejos do Dois de Julho será iniciada no dia 30 de junho, com a saída do Fogo Simbólico, da cidade de Cachoeira, conduzido pelos Soldados do Exército e atletas baianos, com destino ao bairro de Pirajá, em Salvador.