Mulheres negras fazem oficina no Espaço Cultural da Barroquinha

Nos dias 28/05 e 08/06, das 8 às 18h, acontecerá no Espaço Cultural da Barroquinha a  Oficina sobre a liderança feminina nas religiões de matriz africana na Bahia. O evento é resultado de uma parceria entre a SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia), INTECAB (Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira), Grupo Hermes de Cultura e Promoção Cultural, MOLIMBRA (Núcleo de Articulação de Mulheres Negras) e Fundação Gregório de Mattos.

O público-alvo é  composto por mulheres de religiões de matriz africana e a oficina tem o objetivo de discutir com as mulheres negras sobre o papel delas na sociedade, tendo como referência as sacerdotisas das religiões africanas. Serão discutidos temas como políticas para as mulheres, violência, direitos das mulheres, intolerância religiosa, entre outros. Na mesa estarão presentes representantes das nações Angola, Ketu e Gege, e do universo acadêmico, como a historiadora e professora Dra. Cecília Soares, que vai falar sobre a trajetória das mulheres negras.

Segundo Denise Ribeiro, professora universitária, membro do Terreiro Casa Branca, integrante do MOLIMBRA e coordenadora pedagógica do projeto, o Espaço Cultural da Barroquinha foi escolhido para sediar este evento porque ele foi o primeiro Terreiro de Candomblé institucionalmente reconhecido, que deu origem ao Terreiro Casa Branca, criado por três mulheres africanas.