Compadre de Ogum, Paco e o Tempo, Rosas Negras e Música de Quinta fecham primeira edição do Diversão

Dona Barroca e Tio Greg comemoram o sucesso da programação de verão 2017

Reta final com muita diversão! Dia 19/02, encerra a programação de verão no Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos. Na pegada da multiplicidade de linguagens artísticas: teatro, dança, artes visuais e música, com formatos variados de atividades: exposições, apresentações, mostras, shows, festas e muito mais, surpreendendo e superando todas as expectativas, o que já está fazendo a equipe da Gerência de Espaços Culturais da FGM, sob o comando de Chicco Assis, traçar o planejamento para 2018 que promete #MuitoMaisDiversãoDeVerão.

Mostra Estreias com Nata em Solos - Seis Olhares Sobre o Mundo  se despede no Espaço Cultural da Barroquinha com Rosas Negrasdias 14 e 15/02da interprete-criadora Fabíola Júlia com direção de Diana Ramos. O espetáculo é uma grande homenagem à mulher negra. Referência é uma palavra importantíssima para a comunidade negra. Falar das nossas questões, dos nossos dramas, questionar e nos questionar sobre o nosso posicionamento a partir da nossa ótica para possibilitar a real veracidade de nossas histórias. É de fundamental importância para o fortalecimento da nossa história. Este solo é uma ode à afirmação da autoestima da mulher negra em todas as instâncias. Uma contribuição na discussão e no rompimento dos estereótipos que comumente a nós são atribuídos. Uma homenagem a todas as mulheres negras e em especial a atriz Auristela Sá e a socióloga e ex-ministra da igualdade racial Luiza Bairros.

Exposição Fotográfica Passou Por Aqui - 2016, fica em cartaz na Galeria da Cidade - TGM até dia 19/02, de terça a domingo, das 14 às 19h. A mostra traz registros fotográficos dos espetáculos e de diversos eventos que aconteceram no Barroquinha e no TGM ao longo de 2016, feitos por cerca de 15 fotógrafos do LabFoto – Facom/UFBA, um ano de programação intensa e diversificada, envolvendo as diversas linguagens artísticas e formatos variados de apresentação, como Teatro, Dança, Música e Circo. As imagens também contemplam uma homenagem aos espetáculos que tiveram suas estreias nos palcos desses espaços, além de registrar importantes festivais que movimentam a cena artística da cidade, como VivaDança, Mostra Abundância, Melanina Acentuada, IC10, FILTE e FIAC.

Dentro da mostra, acontece o Imagem Falada, uma roda de conversa entre os fotógrafos do Labfoto com os fotografados – artistas que integraram a programação dos dois espaços – que vem sendo uma troca de experiência fantástica para os profissionais envolvidos como para um público curioso e participativo. Os artistas falam do aspecto dual de reconhecer a importância do fotógrafo e do registro, onde eles podem, além de ter aquele momento eternizado, avaliar a luz, as expressões em cena e muitas outras curiosidades; por outro lado, a apreensão por conta de manter-se concentrado, o receio do fotógrafo interferir na cena e muitas outras revelações que possibilitam os futuros profissionais da arte do click do Labfoto começarem a compreender qual o seu papel dentro desse importante contexto e como essa troca pode ser melhor trabalhada. O último encontro acontece dia 17/02, o papo será entre Guilherme Hunder (Diretor de Paco e o Tempo) e Fabiane Leal (atriz de Paco e o Tempo) com o coordenador do Labfoto Rodrigo Rossoni e Dudu Assunção, aluno da Faculdade de Comunicação da Ufba e monitor do grupo. A curadoria da mostra é assinada coletivamente pela FGM e LabFoto / UFBA.

A Mostra Retrô-Verão trouxe a retrospectiva de espetáculos que estrearam ou passaram pelos dois espaços em 2016. Até domingo ainda é possível ver o Compadre de Ogum, no Espaço Cultural da Barroquinha, fechando temporada dias 17 e 18às 19h. A adaptação da obra de Jorge Amado assinada por Edvard Passos, narra a história do biscateiro Massu das Sete Portas: um homem negro que, com a ajuda de amigos, organiza o batizado na igreja de seu filhinho “galego". Até aí seria pouca novidade se o padrinho da criança não fosse Ogum, que anuncia o batizado dentro da igreja católica. Convivência de credos, diversidade étnica em Salvador e o valor da amizade verdadeira são elementos que permeiam a divertida trama. O infanto-juvenil Paco e o Tempo volta e encerra temporada no palco do TGM, dia 19/02.

Música de Quinta de Verão agitou a Casa de Tio Greg em janeiro e faz o fechamento dessa temporada dia 16/02, às 19h, com as performances irreverentes ainda mais irreverentes para ficar com a cara do verão soteropolitano, com muito axé, música e dança, incluindo os grandes hits do axé music, pagode e em cada edição, uma surpresa para o público.

·         Exposição Passou Por Aqui

O que: Mostra fotográfica com registro de eventos e espetáculos nos TGM e no Barroquinha, durante o ano de 2016.

Quando: até 19/02, de terça a domingo, das 14 às 19h.

Onde: Galeria da Cidade - Teatro Gregório de Mattos

Realização/Curadoria: FGM e LabFoto – Facom/UFBA

O que: Imagem Falada – bate papo que integra a programação interativa entre fotógrafos e fotografados na exposição fotográfica Passou Por Aqui 2016, com registros de tudo o que aconteceu no TGM e Espaço Cultural da Barroquinha durante o ano de 2016

Local: Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos

Quando: 17/02, às 17h

Realização: FGM e LabFoto – Facom/UFBA

Apoio: Objetiva Fotos

Entrada gratuita

·         Mostra de artes cênicas Estreias do Nata em Solos - Seis Olhares Sobre o Mundo

O que: Rosas Negras

Quando: Dias 14 e 15/02, às 19h

Onde: no Espaço Cultural da Barroquinha

ContatoSusan Kalik - 71 9999.0151 (vivo)

·         Mostra Retrô-Verão

O que: O Compadre de Ogum

Quando: 17 e 18/02, às 19h.

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha

Quanto: R$ 40,00 | 20,00

Contato: Simone Carrera - 71 3494 – 0966 | 9 9321-0110

O que: Paco e o tempo

Quando: Dias 19/02, às 16h.

Onde: Teatro Gregório de Mattos

Contato: Guilherme Hunder – 71 9 9229-7391